Adenium Obesum


A Adenium Obesum ( rosa-do-deserto ), é uma planta herbácea, suculenta de aspecto escultural e floração exuberante, tem o caule engrossado na base (uma adaptação para armazenar água e nutrientes) que pode atingir um metro de diâmetro, suas cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. O florescimento acontece praticamente o ano inteiro, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno.
Cultivo
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo perfeitamente drenável, neutro, arenoso, com ótima drenagem, irrigado em intervalos esparsos e regulares. Não tolera o frio abaixo de 10ºC ou encharcamento. Esta combinação pode apodrecer os tecidos da planta.
Pode ser plantada em vasos. O ideal é que o vaso seja de cimento ou de plástico. Os de cerâmica não são muito indicados porque absorvem muita água e esta planta precisa de solo bem drenado. Verificar sempre o solo com o dedo antes de regar. Se ele estiver úmido, a planta não deve ser regada.

Dica Importante
Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidas não naturais e cicatrizes feias na planta, e luvas, pois sua seiva é altamente tóxica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário