Aprenda a cultivar um jardim dentro de casa

Com vontade de ter um pouco de verde por perto, mas falta espaço? Aprenda aqui como cuidar de espécies que vivem bem em áreas fechadas.
Amigas da sombra, as espécies usadas nestes projetos vivem bem em ambientes fechados e dispensam grandes cuidados. Mesmo com luminosidade indireta e pouca água, elas florescem radiantes. Conheça algumas e saiba como cultivá-las.

 

Perto da janela, as folhagens fazem a festa. "A luz neste canto é suficiente. Só falta a água da chuva para lavá-las", diz o paisagista Rodrigo Oliveira. A palmeira, a pleomele verde e a Chamaedorea costaricana formam um trio exuberante atrás do sofá (almofada de Marcela Pepe). A pequena floresta se completa com o pacová (Renealmia exaltata), no vaso de cobre, a renda-portuguesa, na bacia, e o Philodendron undulatum.
Dica do paisagista: regue diariamente com pouca água. Toda semana, passe um pano úmido nas folhas. Uma vez por mês, afofe a terra. Na primavera e no verão, use o adubo NPK 4:14:8 a cada mês.



Plantas simples e de efeito são a sugestão da paisagista Gigi Botelho neste hall de entrada. Sobre o aparador, a mini-hera inglesa (Hedera helix) cai em cachos. "É uma espécie exuberante e resistente", diz. Nas prateleiras, violetas arrumadas em bandejas dialogam com o tapete floral da Século Tapetes. "Elas são perfeitas para estantes e lugares difíceis de alcançar, pois quase não precisam de água."
Dica da paisagista: a mini-hera fica feliz com água dia sim, dia não. Uma vez por mês, coloque no vaso adubo orgânico. Para as violetas, basta um pingo de água sob as folhas a cada semana.


                

O fator "tempo para dedicar ao jardim" foi levado em conta pela paisagista Juliana Freitas. "Escolhi espécies que não necessitam de poda", conta. À esquerda, colada à janela, a iuca (Yucca mansa) recebe os raios solares por três horas diárias. Ao lado dela, fica o asplênio (Asplenium nidus), e a bromélia faz par com a maranta-pavão (Calathea makoyana). Móveis de Amélia Tarozzo e almofada da Mix & Match.
Dica da paisagista: em um conjunto de plantas, prefira colocar sob a janela as que mais precisam de sol. Este grupo de espécies pede rega uma vez por semana e adubação orgânica a cada seis meses.

               

Sobre o palete de madeira, a paisagista Alessandra Mitteldorf criou um jardim com 11 tipos de cactos e suculentas. "São plantas que evocam a persistência", diz. Entre elas, há a avelós (Euphorbia tirucalli) e o mandacaru (Cereus jamacaru), as mais altas, ao fundo, e, ao centro, a Agave parryi, em forma de flor. Poltrona da Futon Company, luminária da Reka, banco da Desmobilia e tapete da Phenicia Concept.
Dica da paisagista: escolha vasos com furos para escoar a água. Misture areia e terra vegetal quase na mesma proporção. Regue a cada 15 dias no inverno e uma vez por semana no verão.


Fonte: www.casa.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário