Acerte na escolha do aparelho de jantar

Peças de porcelana



O aparelho de jantar é a parte principal da arrumação da mesa para um jantar ou almoço formal e também para receber amigos de forma descontraída para uma refeição. Na hora de comprar um conjunto para sua casa, você precisa saber qual o material de fabricação, tamanho do jogo e decoração das peças.

Hoje em dia a cerâmica é a matéria-prima mais usada na produção de aparelhos de jantar. Os dois tipos mais comuns são a porcelana e a faiança. Um aparelho de jantar completo é composto por sousplat, pratos fundos, pratos rasos, pratos de sobremesa, xícaras, pires, travessas para servir e saladeiras. Geralmente são encontrados no mercado em diferentes quantidades de peças, 16, 20, 32 ou 42, que variam pelo tipo de serviço.

A porcelana é considerada o material mais nobre, pois como apresenta porosidade muito próxima de zero impede o acúmulo de sujeiras e impurezas. Ela é um produto branco translúcido, impermeável e de alta resistência mecânica.

Uma maneira de reconhecer se uma peça é realmente de porcelana é pelo som, já que este material emite um ruído de sino ao ser tocado. Os minerais mais comuns atualmente na fabricação desta cerâmica são argila, quartzo, caulim e feldspato.
Jogos em porcelana com detalhes em ouro, prata e metal
Os aparelhos de jantar de porcelana não exigem cuidados específicos na limpeza. O indicado é usar água, sabão e esponja macia. Se você escolher peças com aplicação de ouro e platina, como o jogo Plateau Aghata (acima à esquerda) e de metal, como o Diamante Drizz (acima à direta), ambos da Oxford, evite o uso de esponjas abrasivas para não danificar a decoração da peça. Conjuntos com esses tipos de detalhes também não podem ser levados ao forno micro-ondas e nem à máquina lava-louças.

Peças de faiança


A faiança é uma massa cerâmica menos resistente e mais porosa do que a porcelana. Ela possui menos caulim e quartzo em sua composição e também é produzida em temperaturas menores. Tem coloração que varia do creme ao bege escuro. Precisa ser esmaltada ou vitrificada devido à porosidade, que possibilita a absorção de resíduos.

Os aparelhos de jantar nas imagens acima, Xocoalt (à esquerda) e Campestre (à direita), da Porto Brasil Cerâmica, são produzidos em faiança e decorados a partir de decalque com tinta especial que permite que as peças sejam levadas ao micro-ondas e à máquina lava-louças. A limpeza também é simples: água e sabão.

Jogos de porcelana pintados à mão da Casa Domani
A decoração dos aparelhos de jantar pode ser feita a partir da aplicação de decalques ou filetes. Não é incomum, ainda, uma peça receber os dois processos. Os decalques são adesivos colocados sobre as peças já moldadas. Para fixá-los, pode-se tanto aplicar uma borracha como levar a cerâmica novamente ao forno para a queima, para que a decoração se funda com o esmalte que a peça tem na superfície. O filete é aplicado com pinceis enquanto a peça está sobre um torno giratório.

A especialista de gerenciamento de marcas da loja virtual ObraVip, Ana Glofke, dá algumas dicas para escolher o aparelho de jantar correto para cada ocasião. "Para jantares informais opte pela cor e pela diversão. Ocasiões mais sofisticadas pedem sobriedade, então opte pela elegância", sugere.

Aprenda como organizar os talheres à mesa.


Realizar um almoço ou jantar formal exige regras de boas maneiras. A forma de organizar os talheres à mesa é um dos cuidados determinados pela etiqueta e contribui para o ar sofisticado do evento.

À primeira vista, a variedade de utensílios à mesa pode parecer confusa, mas você vai ver que a distribuição dos talheres segue uma lógica simples.


Facas e a colher de sopa sempre ficam do lado direito do prato, enquanto os garfos são colocados do lado esquerdo. Dois critérios regem a sequência em que os talheres são dispostos à mesa: o cardápio e a ordem de uso. Se no menu estiverem previstos carne vermelha e peixe, deverá existir talheres apropriados para cada prato.

Seguindo a norma da etiqueta, primeiro se serve a sopa, depois o peixe e por último a carne. Então, de acordo com a ordem de utilização, são dispostos no sentido de fora para dentro do prato. Ao lado direito do prato está a colher de sopa, em seguida a faca de peixe (que não possui serra) e a de carne. Do lado esquerdo, o garfo da entrada, o de peixe e, mais perto do prato, o de carne.


O talher da sobremesa deve ser disposto acima do prato. Cada talher de sobremesa tem um uso específico.

A faca deve ser usada somente quando tiver alguma fruta. O garfo para sobremesas secas, frutas, tortas, bolos e também para auxiliar a colher em algumas sobremesas.

A colher deve ser usada quando servir doces, mousses, gelatinas, sorvetes e sobremesas com calda.

Dizem que está fora de moda, mas o descansa-talher é de grande utilidade para apoiar o garfo e a faca nos jantares servidos em bufê. Os convidados repetem o prato, e para não deixar os talheres sujos na toalha da mesa ou no jogo americano, apoiam a faca e o garfo em um descansa-talher. A peça pode ser de diferentes materiais, como prata, resinas, acrílico, cristal e lalique.




Nenhum comentário:

Postar um comentário