Ikebana: uma obra de arte

De todas as artes tradicionais japonesas, talvez a mais conhecida e intensamente praticada nos dias de hoje seja a Ikebana.                    
Ikebana é a bela arte dos arranjos florais japoneses que segue uma filosofia oriental baseada nos princípios do Zen Budismo. Essa arte teve sua origem na Índia como oferenda a Buda, porém tornou-se reconhecida mundialmente como parte integrante da cultura nipônica. Essa arte prima pelo equilíbrio e beleza do interior da casa, tornando o ambiente em que se encontra harmônico. Segundo os japoneses o Ikebana tem que estar sorrindo para as pessoas, tem que passar uma mensagem, sentir que toca o coração de quem vê.
Ikebana Amazônia

Os materiais utilizados são variados, contendo elementos naturais como
galhos, flores, frutos, sementes, folhas, entre outros e elementos produzidos como vidros, plásticos e metais. Acredita-se que admirar ou produzir um Ikebana é um caminho de autoconhecimento, visto que proporciona, devido a sua forma e aparência, a experiência da meditação. A harmonia é dada não só ao lar, mas à pessoa também. Acredita-se  que estes arranjos evitam ou afastam os maus fluídos.
O arranjo é composto em sua base por três ramos, cada um representando um elemento. O ramo mais acima é a representação do céu. O intermediário representa o homem e o mais abaixo, a terra. Entre eles, outros materiais são incluídos: flores, musgos, ramos. Os arranjos florais podem ser utilizados em peças decorativas para casa e ambientes, mas também pode fazer parte de outras peças como buquês, enfeites de mesa ou vasos. Eles buscam a harmonia e a paz. Os arranjos devem seguir o tempo e a estação em que se encontram. Há no mundo, várias escolas que seguem estilos diferentes e ensinam a bela arte dessa composição floral.

A arte de confeccionar Ikebanas possui vários estilos, entretanto todos exigem do ikebanista, no momento da criação, silêncio para contemplar a natureza e suas belezas. O Ikebana não é meramente uma peça decorativa, é mais do que isso, é uma representação do real e do divino interagindo a fim de proporcionar paz, harmonia e imensa alegria àqueles e a praticam e contemplam.
Estes arranjos são da floricultura Flora Tropical, com experiência de 25 anos na arte de arranjos florais, com o objetivo de oferecer as mais variadas flores naturais e a melhor qualidade possível, para que você tenha sempre à disposição os melhores produtos na hora de presentear e poder ajudar também com criatividade e ousadia, na mistura de tipos, usos e cores dando personalidade à sua festa, para que seus convidados se sintam especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário